9 de dez. de 2009

Susan Boyle... MEDO!

Susan Boyle - I Dreamed A Dream
Estilo: Traditional Pop
Data de Lançamento: 23 de Novembro
Vendas 1ª semana: 701,000 #1 (U.S) / 412,000 #1 (U.K.) / 51,000 #1 (Canada)

"É um cd de muita classe. Definitivamente, o nascimento de uma estrela."
The Sun, 2009

> E porque o meu espanto? Simplesmente porque eu jamais imaginei que de uma figura exótica e por muitos ridicularizada num programa de televisão, fosse surgir uma grande cantora iniciando a carreira (beirando os 50 anos) e provando a todos nós que nunca é tarde demais. Eu sei, ela canta bem, todo mundo sabe, contudo, com toda a concorrência e a meninada cada vez mais precoce, quem vai arriscar em lançar uma cantora como Susan Boyle? 

> Susan Boyle não ganhou o Britain's Got Talent, porém, o prêmio ficou bem pequeno perto do que ela já conquistou. Sim, eu sabia que o cd ia vender bem, afinal, divulgação gratuita e boba-a-boca é a melhor propaganda. Mas peraí... 700 MIL CÓPIAS NOS ESTADOS UNIDOS E 412 MIL NO REINO UNIDO? Só para vocês terem uma idéia, Susan Boyle entrou no top10 da história das maiores vendas (femininas) durante a semana de estréia da Billboard. E estamos em 2009, uma época em que vender 2 milhões de cópias nos Estados Unidos é um sucesso! Já no U.K, ela ultrapassou as vendas de 375,000 cópias da estréia do Spirit de Leona Lewis de 2007 que gerou um enorme frisson. Acho que ela só não passou do Oasis mesmo que passou das 600 mil cópias. 

> O cd não tem nenhuma composição de Susan e é composto de covers de diversos artistas consagrados. A fórmula? Sem segredos! A produção? Simples maaas, feita com classe e uma seleção de músicas bastante criteriosa e pelo jeito, poderosa. Wild Horses abre o cd e é o single do álbum, seguida de I Dreamed A Dream que a levou ao estrelato e dá nome ao disco. Tem ainda Cry Me A River, clássico do Jazz, Up To the Mountain, (maior sucesso de Patty Griffin' que ganhou recentemente um cover na última turnê de Kelly Clarkson), You'll See (arrasando no cover de Madonna) e, para aproveitar o gancho do final de ano, ainda gravou Silent Night, entrando no clima Natalino e fechando o cd graciosamente da mesma forma que abriu. 

> Até quando essa chama vai permanecer acesa só o tempo dirá, mas, fato é que a tal chama já incendiou o mundo todo e entrou na casa das pessoas. Não acredita? Joga no Youtube!!! De qualquer forma, Susan Boyle já é um alívio pra indústria fonográfica e mostra que o público adulto ainda é consumidor em potencial de novos trabalhos e que mesmo sem um hit, sem exposição nas rádios, sem videoclipe e sem um rostinho e corpinho bonitos, a música falou mais alto mais uma vez e sempre que isso acontece, todo mundo sai ganhando.

Wild Horses (Live X-Factor Results Show)

Um comentário:

Igor. disse...

Eu tbm tenho medo. Mas acho que isso não vai muito longe, não sei pq. Quer dizer, sei sim. Acho que ela é uma artista que não tem muito o que explorar depois do 3º ou 4º álbum... E quanto ao sucesso que ela tá fazendo, acho que ela é uma representante dos 'losers', sabe? Assim como foi o Sean Kingston (escreve assim?).
É isso...

PS: que capa de CD TENEBROSA. lol