12 de dez. de 2009

Quem não gosta de John Mayer?

John Mayer - Battle Studies
Estilo: Rock/Pop
Data de Lançamento: 17 de Novembro
Vendas 1ª semana: 377,883 #1 (U.S.)

> Eu sei que a pergunta é bastante pertinente, afinal, John Mayer consegue reunir várias qualidades essenciais para um artista manter uma carreira sólida a longo prazo: uma bela voz, apelo comercial, boa aparência, carisma, compõe suas próprias músicas e outros fatores que o tornam, aos 32 anos, um dos artistas mais completos do cenário musical atual.

> John Mayer é da mesma safra de Norah Jones já que ambos tiveram o seu 'breakthrough' em 2002 e brilharam como os dois grandes novos nomes da "música-jovem-para-adultos" na noite do Grammy de 2003. De lá para cá, Mayer já conquistou 7 Grammys e Norah 8. Esse é o quarto álbum de estúdio de Mayer, se juntando ao Room For Squares (2001), Heavier Things (2003) e Continuum (2006). Entre seu segundo e terceiro álbum lançou o álbum Try! (2005), fruto do seu projeto John Mayer Trio, um show ao vivo gravado em cd com mais 2 músicos e que trazia o repertório de John em versões mais rock com uma pitada de blues e mostrando claro, seu GRANDE talento como guitarrista. Antes de Battle Studies, Mayer lançou também o Where The Light Is (2008), show disponível em cd/dvd com músicas dos seus 3 primeiros álbuns e alguns covers.

> Seu talento como músico é indiscutível e fica mais uma vez visível no seu novo trabalho. São 11 faixas, e o 1º single, Who Says, é a típica música para tocar na estrada enquanto viajamos. Infelizmente, analisando os outros primeiros singles dos outros trabalhos, Who Says sai em desvantagem já que não é tão marcante, pois, esbarra na mesmice (com qualidade) das várias músicas nesse estilo em seu repertório.

> Quanto ao resto do cd, Heartbreak Warfare abre o cd de forma suave com um baixo brilhante, além de ser especulada por muitos dos seus fãs como uma resposta ao término do namoro com Jennifer Aniston. Passamos para All We Ever Do Is Say Goodbye e a música já nos conquista com o início voz-violão e nos leva a um lugar nostálgico e de calmaria, talvez com barulhos do mar ao fundo (kkkkk viaaaja jaaam). A que na minha opinião daria uma ótima continuação para Who Says como segundo single é Half Of My Heart, que conta a participação de Taylor Swift, tendo por esse motivo, chegado ao 25º lugar no Hot100 da Billboard na semana após o lançamento do álbum. Perfectly Lonely, 5ª faixas, tem uma pegada Country, enquanto que Crossroads e seus solos mostram a veia rock de John.

> Resumindo a história, o 4º álbum de John Mayer é, mais uma vez, ótimo, no entanto, a escolha do primeiro single contribui para a impressão de que o álbum como um todo soa pouco ousado e bastante maduro. A fórmula que vem dando certo desde 2001 parece ter se estabilizado e o sabor da sua personalidade no trabalho se tornou cada vez mais doce.  

Clipe de Who Says

3 comentários:

Pedro Cavalcanti disse...

Adorei as musicas novas...
gostei da participação de Taylor "Swift" (é assim que escreve?)A voz dela é gostosa.
enfim...
mas seu comentário aí soa como se ele precisasse do publico dela... enfim... fazer parceria com ela foi uma jogada inteligente... só isso...
mas tua colocação "tendo POR ESSE MOTIVO, chegado ao 25º lugar no Hot100 da Billboard" foi meio infeliz. Acho que o cara tem condições chegar a uma parada sem ter uma frase dela numa musica.
convenhamos que ela tem um potencial consideravel e uma aceitacao incrivel, mas, ta subindo agora... pelo menos eu comecei a ouvir dessa menina um dia desses... e John Mayer é John Mayer... falei e disse! usahuasHUHASUHuhaSHUaSuaSHuAHSuhASUhaSUHuhAS

Jamitow disse...

Subindo agora? Taylor Swift foi A ARTISTA DO ANO de 2009 divulgada pela billboard. O cd dela lançado em novembro do ano passado já vendeu 4,7 milhões de cópias, e o cd de estréia 4,5 milhões (lançado no final de 2006)o que somados ficam próximos do que as vendas totais dos 3 primeiros álbuns de Mayer. Ela ganhou também vários prêmios de música country e ganhou os 2 prêmios mais importantes do cenário country: entertainer do ano e melhor álbum no CMA's (tipo o grammy só da música country).

E além do mais o fato da música ter chegado ao Hot100 só por causa dela não diminui o talento nem a popularidade dele, mas vdd é q foi por conta disso =p Prova disso, é que o VERDADEIRO single dele chegou em 17º na msm semana q o dueto com taylor chegou em 25º e nessa semana tá em 92º. Ou seja, em questões de popularidade taylor tá super bombando mas talento e crédito na mídia, de fato, ela tá começando até pq ela só tem 19 anos.

Pedro Cavalcanti disse...

É muito fácil falar de vendas e aceitação qnd se tem uma massa enlouquecida de adolescentes americanos esperando o estouro de uma próxima estrela teen a la high school musical.
:x
Ele não vende pra um público efemeramente fanático. Por isso, não atinge os números de Taylor. Enfim, números são números... e John Mayer continua sendo John Mayer!