16 de dez. de 2009

The Element Of Freedom


"Chegou o dia em que o risco tomado para permanecer fechado num broto era mais doloroso que o risco tomado para florescer - Esse é o elemento da liberdade."
The Element Of Freedom (Intro) - Alicia Keys

> E é assim que Alicia Keys, 29 anos, ganhadora de 12 grammys, nos apresenta o seu novo trabalho entitulado The Element Of Freedom, seu quarto álbum de estúdio lançado no dia 15 de dezembro que dá sequência aos bem-sucedidos Songs In A Minor (2001), The Diary Of Alicia Keys (2003) e As I Am (2007). Se compararmos o título de cada um dos 4 álbuns, fica claro que esse é o mais (prioritariamente) temático e menos autobiográfico, característica marcante não só no título mas nas letras dos seus trabalhos anteriores. 

> A criatividade e inovação na temática do álbum fazem-se presentes nos clipes dos dois primeiros singles, Doesn't Mean Anything e Try Sleeping With A Broken Heart. No primeiro, Alicia começa com um prelúdio dizendo: "Esta linda cidade parece vazia. Todas as pessoas no mundo e você ainda pode se sentir sozinho. Qual a lógica de ter tudo sem a pessoa que você ama? Às vezes você precisa recomeçar para poder voar." E então começa o lindo piano introdutório de 'DMA' ,  enquanto Alicia está em um apartamento em Nova York sozinha, e em outro momento em cima de uma "montanha", (escalada heroicamente pela própria) em um vale no meio da paisagem típica da região central dos Estados Unidos. 


> Já no segundo vídeo , a proposta é mostrar Alicia como uma heroína com super poderes de cura e a ponto de subir até a clarabóia de um prédio tendo Nova York como plano de fundo. A paráfrase de X-Men fica clara próximo ao final do vídeo ao mostrar que, assim como Vampira, Alicia não pode ficar junto do seu amado, já que seus poderes sugariam sua vida. Triste não? Ok, eu concordo que os efeitos poderiam ser melhores, principalmente no primeiro clipe mas, vale a iniciativa de tornar o RnB previsível de dor-de-cotovelo em algo com mais entretenimento, se aproximando cada vez mais do mundo Pop. Infelizmente, ambos tiveram recepção morna e Doesn't Mean Anything não foi bem nem no principal formato de rádio de Alicia: Urbano. Já  Try Sleeping With A Broken Heart está mostrando bons avanços nos números de audiência nas rádios e na semana de lançamento do álbum subiu bastante no iTunes. 

> Mas, por falar em sucesso, o que dizer de Empire State Of Mind? É, a parceria com Jay-Z está tendo um sucesso estrondoso (nas rádios e nos downloads) e já está há 3 semanas no primeiro lugar do Hot100 da Billboard, impedindo Tik Tok de Ke$ha e Bad Romance de Lady Gaga de ocupar o topo do mais importante chart do mundo. Tudo começou com as (brilhantes) apresentações da música no VMA e AMA deste ano e de lá para cá, o sucesso se materializou nos vocais de Keys e no rap consagrado de Jay-Z. 

> Aprofundando no álbum, após a faixa introdutória, mergulhamos no RnB bem guetto de Love Is Blind mostrando porque Alicia Keys é hoje, uma das maiores e mais respeitadas representantes da black music, sendo sucessora natural do posto de rainha do rnb & soul atualmente ocupado por Mary J. Blige. Em seguida, após os dois primeiros singles do álbum, ouvimos Wait Til You See My Smile, faixa com uma mensagem positiva e uma bateria que nos dá a impressão de que estamos numa jornada, enquanto que Love Is My Disease mostra uma pegada reggae no álbum. Put It In A Love Song é o tão comentando (e esperado) dueto com Beyoncé que é, definitivamente, a faixa mais agitada do cd, além de ter um refrão forte. O dueto foge do clichê esperado dessas duas divas da música RnB mas, pra ser sincero, preferiria que fosse mais clichê mesmo = (. Distance and Time a balada mais triste do cd, é dedicada aos apaixonados que se separaram devido à distância e o tempo (sério? kkkk). Para fechar, Empire State Of Mind II, mostra o hit originalmente em parceria com Jay-Z em versão acústica  e só cantada por Keys.


Empire State Of Mind (Live VMA's 2009)


Try Sleeping With A Broken Heart


Doesn't Mean Anything

Nenhum comentário: