15 de dez. de 2009

American Idol > Qual você escolhe?





> Calma, eu sei que o American Idol 2009 acabou em maio e sei também que o ganhador da 8ª edição foi Kris Allen (o da primeira foto). No entanto, para os que acompanharam a temporada do Idol desse ano, ficou claro que quem deveria ter ganho (inclusive acho que o vencedor concorda) era Adam Lambert. Homofobia? Preconceito? Ou simplesmente falta de empatia com o público? Essa é uma resposta que jamais teremos, mas, a cada ano fica claro que ganhar o American Idol não garante carreira de ninguém e que essa não foi a primeira e nem será a última edição em que o artista a fazer mais sucesso não é o ganhador.

> Vamos aos números das vendas de todos os American Idols...
1. Ruben Studdard, "Soulful," 407,000 [2003]
2. Carrie Underwood, "Some Hearts," 315,000 [2005]
3. Taylor Hicks, "Taylor Hicks," 298,000 [2006]
4. Kelly Clarkson, Thankful, 297,000 [2002]
5. David Cook, David Cook, 279,000 [2008]
6. Fantasia Barrino, Free Yourself, 240,000 [2004]
7. Jordin Sparks, Jordin Sparks, 119,000 [2007]

8. Kris Allen, "Kris Allen," 85,000 [2009]



> É, infelizmente as vendas estão baixando a cada ano maaas, o que explica o 2º colocado ter conseguido 198,000 (233% a mais)? Eu juro que não tenho nada contra Kris, por sinal me identifico mais com o estilo de música que ele faz... um pop/rock meio "The Fray meets Jason Mraz" fazendo aquele visual cantor-com-sua-guitarra. Inclusive, o cd dele mostra essa dualidade: a parte com as guitarras se faz presente em Can't Stay Away, enquanto o pop/rock melódico surge com qualidade em The Truth. O ponto alto do cd, e que mescla muito bem esses dois lados de Kris, é a faixa 2 Before We Come Undone. O carro-chefe, Live Like We're Dying, vem tendo boa recepção nas rádios americanas, embora o título, que traduzido em português significa "Viver como se estivéssemos morrendo" se encaixe mais na persona e alter-ego rockstar de Lambert. A surpresa do cd, e que bota um tempero a mais nas composições previsíveis gravadas pelo novo American Idol é o cover de Heartless (Kanye West) cantado por ele na temporada do programa e que recebeu bastantes elogios, tendo por isso, sido incluída na tracklist do álbum. 


> Vale acrescentar também que Adam desde o início do programa sempre atraiu mais a atenção do público e se mostrou um artista muito mais completo, com presença de palco, ótimos vocais, atitude de artista e muito talento. Tal talento é visível no seu álbum de estréia, cujo 1º single "For Your Enternainment" foi apresentado em TV aberta quando Adam fechou as apresentações do prêmio American Music Awards há menos de um mês. A performance gerou bastante polêmica, a ponto de a ABC, responsável pela transmissão do evento, cancelar posteriores apresentações de Adam no seu programa ao vivo Good Morning America em que ele apresentaria seu single e a nova música de trabalho "Whataya From Me". O motivo? Na apresentação Adam aparece pegando na cabeça de uma dançarina e simulando sexo oral e instantes depois aparece beijando (de língua) um integrante da banda, atos que, por sinal, não haviam sido ensaiados e foram, segundo o próprio, frutos da empolgação da apresentação e ele admite ainda que pode ter ido longe demais. Devido a isso, Adam tem, desde então, aparecido em vários programas de entrevista debatendo a controvérsia e divulgando o seu trabalho, que desde sempre foi sua prioridade, através de apresentações da, na minha opinião, melhor música do cd: Whataya Want From Me (composição de Pink).

> Com o tempo, o talento de ambos vai falar mais alto que os números e charts e veremos qual dos dois irá, de fato, se consolidar como artista e continuar dando o melhor no que se propuseram a fazer: MÚSICA. Por enquanto, Adam sai na frente, mostrando mais personalidade e como já disse, se posicionando como um verdadeiro defensor da arte da música,  se expressando, e (desculpem-me o trocadilho) dançando conforme a música.  Já Kris, que apresenta um estilo menos extremista, mais seguro e que abrange um público maior vai ter que mostrar que não é apenas um sorrisinho bonito e um 'só-tem-tu-vai-tu-mermo' que quase que por sorte (ou preconceito) ganhou o grande prêmio do maior programa musical dos Estados Unidos. Sorte a ambos !

Kris Allen - Live Like We're Dying [Clipe]


Adam Lambert - For Your Entertainment (Live AMA's)


Adam Lambert - Whataya Want From Me (Live Late Show)


Créditos: Hqvideos

Nenhum comentário: