> Calma, eu sei que o American Idol 2009 acabou em maio e sei também que o ganhador da 8ª edição foi Kris Allen (o da primeira foto). No entanto, para os que acompanharam a temporada do Idol desse ano, ficou claro que quem deveria ter ganho (inclusive acho que o vencedor concorda) era Adam Lambert. Homofobia? Preconceito? Ou simplesmente falta de empatia com o público? Essa é uma resposta que jamais teremos, mas, a cada ano fica claro que ganhar o American Idol não garante carreira de ninguém e que essa não foi a primeira e nem será a última edição em que o artista a fazer mais sucesso não é o ganhador.
> Vamos aos números das vendas de todos os American Idols...
2. Carrie Underwood, "Some Hearts," 315,000 [2005]
3. Taylor Hicks, "Taylor Hicks," 298,000 [2006]
4. Kelly Clarkson, Thankful, 297,000 [2002]
5. David Cook, David Cook, 279,000 [2008]
6. Fantasia Barrino, Free Yourself, 240,000 [2004]
7. Jordin Sparks, Jordin Sparks, 119,000 [2007]
8. Kris Allen, "Kris Allen," 85,000 [2009]


> É, infelizmente as vendas estão baixando a cada ano maaas, o que explica o 2º colocado ter conseguido 198,000 (233% a mais)? Eu juro que não tenho nada contra Kris, por sinal me identifico mais com o estilo de música que ele faz... um pop/rock meio "The Fray meets Jason Mraz" fazendo aquele visual cantor-com-sua-guitarra. Inclusive, o cd dele mostra essa dualidade: a parte com as guitarras se faz presente em Can't Stay Away, enquanto o pop/rock melódico surge com qualidade em The Truth. O ponto alto do cd, e que mescla muito bem esses dois lados de Kris, é a faixa 2 Before We Come Undone. O carro-chefe, Live Like We're Dying, vem tendo boa recepção nas rádios americanas, embora o título, que traduzido em português significa "Viver como se estivéssemos morrendo" se encaixe mais na persona e alter-ego rockstar de Lambert. A surpresa do cd, e que bota um tempero a mais nas composições previsíveis gravadas pelo novo American Idol é o cover de Heartless (Kanye West) cantado por ele na temporada do programa e que recebeu bastantes elogios, tendo por isso, sido incluída na tracklist do álbum.

> Com o tempo, o talento de ambos vai falar mais alto que os números e charts e veremos qual dos dois irá, de fato, se consolidar como artista e continuar dando o melhor no que se propuseram a fazer: MÚSICA. Por enquanto, Adam sai na frente, mostrando mais personalidade e como já disse, se posicionando como um verdadeiro defensor da arte da música, se expressando, e (desculpem-me o trocadilho) dançando conforme a música. Já Kris, que apresenta um estilo menos extremista, mais seguro e que abrange um público maior vai ter que mostrar que não é apenas um sorrisinho bonito e um 'só-tem-tu-vai-tu-mermo' que quase que por sorte (ou preconceito) ganhou o grande prêmio do maior programa musical dos Estados Unidos. Sorte a ambos !
Kris Allen - Live Like We're Dying [Clipe]
Adam Lambert - For Your Entertainment (Live AMA's)
Adam Lambert - Whataya Want From Me (Live Late Show)
Créditos: Hqvideos
Nenhum comentário:
Postar um comentário