8 de dez. de 2009

Loba ou camaleoa?

Download
Shakira - She Wolf
Data de Lançamento: 13 de Outubro (América Latina / Europa) / 23 de Novembro (U.S)
Estilo: Pop
Vendas 1ª semana: 89,061 #15 (U.S) / 19,247 #4 (U.K) / 
Tiragem Brasil: 30,000


> Já é complicado tentar definir o estilo musical do cd, que dirá da artista. Shakira é sinônimo de versatilidade e quem acompanha a carreira dela sabe do que eu estou falando. Inegavelmente, a imagem sexy e universal adotada desde o primeiro lançamento em inglês (Laundry Service) foge do início cantora/compositora latina-de-calças-jeans de 1995. Mas de lá pra cá já se passaram quase 15 anos e mesmo assim, podemos ver que Shakira não é apenas mais uma no meio da multidão, não lhe falta talento, personalidade e claro, SEX APPEAL !!!

> Porém, tendo conhecido o Pies Descalzos, o Donde Están Los Ladrones, Laundry Service, Fijación Oral / Oral Fixation e finalmente o She Wolf... devo dizer que o último é o que possui as letras mais fracas e o que questiona a fonte e expoente de influências musicais que Shakira representa no mercado musical. E a pergunta fica... porque lançar o cd nos Estados Unidos mais de um mês após a data de lançamento mundial? A resposta eu deixo para a Epic/Sony e para os empresários e acessores dela, mas fato é que... NÃO DEU RESULTADO. Shakira promoveu o novo single (Give It Up To Me feat. Lil Wayne) em vários programas de tv e a gravadora divulgou muito bem o material do novo álbum. Mas, infelizmente, vender 90,000 cópias numa das melhores semanas do ano e chegar ao 15º lugar na semana de estréia é frustrante. 


> Sobre o cd, a versão mundial contém 9 faixas inéditas + 3 versões em espanhol = 2 dos dois primeiros singles She Wolf e Did It Again (lançados mundialmente) e uma versão de Why Wait (faixa 4). A produção é feita por um time de peso: Pharrell Williams and the Neptunes, Wyclef Jean, Timbaland, John Hill entre outros (não que apenas Shakira não fosse suficiente). Já a versão americana contém as mesmas 12 faixas além do 2º single lançado nos Estados Unidos Give It Up To Me, + um remix de Did It Again com participação de Kid Cudi e ainda She Wolf e Gipsy ao vivo. 
> Sobre Give It Up To Me, a faixa é inegavelmente quente e comercial mas é ao mesmo tempo muito americanizada e nos faz pensar até que ponto Shakira ainda é a mesma e não está tentando "too hard" ter um hit nos Estados Unidos ao exemplo do que ela fez (muito bem) com Hips Don't Lie que salvou as vendas do Oral Fixation por lá. Quanto ao resto do cd, Shakira mostra mais uma vez em faixas como Mon Amour e Gipsy porque o título de 'camaleoa' é ainda mais apropriado que o de 'loba'.  Os destaques são o electro pop com uma vibe anos 80 de She Wolf (claaaro), Did It AgainMen In This Town. E enquanto não sai o próximo álbum em espanhol, a gente assiste isso aqui: 
Give It Up To Me (Live American Music Awards)

Did It Again (Live X-Factor)

2 comentários:

Nique disse...

"Inegavelmente, a imagem sexy e universal adotada desde o primeiro lançamento em inglês (Laundry Service) foge do início cantora/compositora latina-de-calças-jeans de 1995."

Nossa, qdo li isso me passou na hora o clipe de estoy aki pela cabeça hahaha

Vc é genial escrevendo amigo!

Parabéns pelo blog!

Igor. disse...

Eu AMO a Shakira. Amo o Laundry Service. Quando vi o She Wolf nas prateleiras das lojas Americanas não pensei duas vezes e comprei. Me arrependi. A única música que gosto muito é Gypsi. Não acho que haja muita verdade nessa Shakira desde Hips Don't Lie.