1 de fev. de 2010

Ladies and Gentleman: The Queen Beyoncé


> Não dá pra negar, a academia adora Beyoncé e, se você não acha, talvez os 16 Grammys [eu disse 16] que ela acumulou em quase 13 anos de carreira o convençam disso. Beyoncé recebeu 6 do total de 10 indicações no 52º prêmio Grammy, transmitido direto de Los Angeles no último Domingo, 31 e, além disso, teve uma das apresentações com maior destaque e produção da noite já que era, inevitavelmente, a performance mais aguardada do evento. Ah, vale informar que depois de Domingo, Beyoncé quebrou o recorde de maior número de Grammys por uma artista feminina em só uma noite ao receber as 6 estatuetas.


> Com um vestido e visual que mais parecia um empréstimo de Lady Gaga, Bey entrou acompanhada de um 'exército' de dançarinos e se dirigiu, com a maior pose de DIVA possível, ao centro do palco para começar os versos de If I Were A Boy [1º single do seu álbum I Am....Sasha Fierce]. Até aí, nada novo, mas, a surpresa ficou mesmo para a interrupção no meio da música de um trecho de You Oughta Know [grande sucesso de Alanis Morrissette vencedor do Grammy de Melhor Performance Vocal Rock Feminina em 1996]. É, os passos de dança ao final e o jogo de bate-cabelo à là Joelma convenceram mais do que a atitude pseudo-rock&roll que ela trouxe para a música, no entanto, os vocais foram, mais uma vez, brilhantes e a presença de palco e controle do público foram, como era de se esperar, impecáveis. Bom, resumindo, o  balanço-geral para a cantora de Houston, Texas foi:

*Canção do Ano [Song Of The Year] - Single Ladies
*Melhor Performance Vocal Pop Feminina - Halo
**Melhor Performance Vocal R&B Feminina - Single Ladies
**Melhor música R&B - Single Ladies
**Melhor Álbum R&B Contemporâneo - I Am...Sasha Fierce
**Melhor música R&B Tradicional - At Last

*Prêmios entregues na cerimônia
**Prêmios entregues na pré-cerimônia

> E você deve estar se perguntando o porquê de Single Ladies ter ganho Canção do Ano, um prêmio que avalia as letras e a melodia da música, e não Gravação do Ano, que leva em conta os vocais e produção como um todo. Eu também não entendi! Mesmo porque quem ganhou Gravação do Ano foi Kings Of Leon com Use Somebody e Single Ladies nem indicada a essa categoria foi, tendo sido substituída por Halo


> Ok, e Lady Gaga? Apesar de nenhum dos seus 2 Grammys (por Melhor música Dance com Poker Face e Melhor Álbum Dance por The Fame) terem sido televisionados, ela foi muito bem notada ao abrir a premiação com Poker Face [em um harmonioso jogo entre versões lenta e rápida da faixa indicada a Canção e Gravação do Ano] e em seguida sacou Speechless no piano em frente a ninguém menos que Sir Elton John, que não hesitou em incorporar à atmosfera "monstruosa" que inspirou o último cd The Fame Monster, versos do seu grande sucesso Your Song. Foi MASTER !!! [ou Monster?]


> Na maioria das premiações há a zebra que ganha um prêmio que ninguém imaginava certo? Já no Grammy desse ano a zebra conquistou algo diferente. Apesar de não ter ganho nenhum dos 2 Grammys aos quais foi indicada, Pink foi, sem dúvida, A SURPRESA da noite no quesito apresentação. Também não era para menos: Pink reproduziu em plena premiação um dos números da sua super bem-sucedida turnê Funhouse Tour cantando Glitter In The Air suspensa [e girando] em um tecido, sendo levada até a agua e realizando acrobacias de tirar o fôlego, e o foco da música, tamanha foi a qualidade da interpretação e performance mostradas. A recompensa? Uma platéia aplaudindo-a de pé impressionada e sua faixa chegando quase ao top10 do iTunes [até agora]. 



> Vale salientar algo que gostei muito na premiação desse ano, diferente do que acontece comumente na premiação, esse ano os 4 maiores prêmios foram dados a 4 artistas diferentes: Gravação do Ano ficou com Kings Of Leon, Canção do Ano foi para Beyoncé, Artista Revelação foi para Zac Brown Band e, finalmente, o prêmio mais cobiçado da noite foi para Taylor Swift. Confesso que fiquei um pouco indignado sim pois, apesar de achar o álbum dela brilhante e divisor de águas no novo mercado country teen, achei que álbum do ano no Grammy foi demais. Talvez a academia tenha se deixado levar pelo mais de 5 milhões de cópias vendidas, os 4 hits que já soma o Fearless e o fato de Taylor ser, nesse momento, a artista mais popular do país. 

> De qualquer forma, não acho que nenhum dos 5 álbuns de fato MEREÇA o prêmio [principalmente Gaga e Black Eyed Peas, os mais improváveis de vencer nessa categoria], talvez o Dave Matthews Band mereça pela bagagem, anos de carreira e qualidade já carimbada no projeto deles, muito embora, quem acompanhou um pouco a carreira deles sabe que esse não é seu melhor trabalho; já Beyoncé teria feito por merecer se tivesse retirado algumas faixas enchedoras-de-linguiça que comprometeram o, reconheço, excelente 3º álbum solo. Quando a gente olha para trás e vê os álbuns que já ganharam o maior prêmio da noite, nos deparamos com nomes como Carlos Santana, Celine Dion, U2, Norah Jones, Herbie Hancock, Dixie Chicks, Lauryn Hill, Ray Charles, Outkast e Bob Dylan; logo, fica até difícil a gente colocar uma iniciante de 20 anos junto desse grupo. Ao todo, Taylor conseguiu 4 Grammys somando à estatueta de álbum do ano os prêmios de Melhor Música Country por White Horse, Melhor Performance Vocal Pop pela mesma faixa e a previsível vitória em Melhor Álbum Country. 






> Quem também roubou a cena, apesar de não ser um dos grandes destaques da noite, foi o Green Day. Além da inspirada apresentação de 21 Guns, ao lado do elenco que fará parte do espetáculo American Idiot da Broadway, [em referência ao cd de 2004] o Green Day subiu ao palco mais uma vez para receber o prêmio de Melhor Álbum Rock, superando misteriosamente o indicado ao Álbum do Ano, e seu concorrente nessa categoria, Big Whiskey and The Groogrux King do Dave Matthews Band.


> O Black Eyed Peas arrasou novamente na apresentação, trazendo um Medley entre o consagradíssimo hit I Gotta Feeling e o novo single Imma Be, que, devido à performance, pulou para o posto de 2ª faixa mais baixada do iTunes. A banda levou 3 dos 6 Grammys aos quais foi indicada: Melhor álbum Pop pelo The E.N.D., Melhor Performance Pop por Dupla ou Grupo por I Gotta Feeling e Melhor Videoclipe por Boom Boom Pow. Quem também saiu com as mãos bem ocupadas foi o Kings Of Leon que abocanhou 3 prêmios por Use Somebody nas categorias Gravação, Música Rock e Música Rock de Dueto ou Grupo. 


> No momento mais emocionante e tocante da noite, o tributo a Michael Jackson é anunciado por Lionel Richie. No palco, as estrelas Celine Dion, Jennifer Hudson, Usher, Carrie Underwood e Smokey Robinson se uniram aos poucos ao palco para homenagear o premiado da noite por conjunto da obra, ao som de Earth Song, cuja projeção na tela foi feita em 3D. Minutos depois, dois sérios e precocemente maduros filhos do Rei sobem ao palco para receber o prêmio e fazer os discursos pertinentes à cerimônia, emocionando não só a platéia mas o público de casa também. 

> Por fim, Bon Jovi subiu ao palco para cantar 3 músicas: We Weren't Born To Follow [carro-chefe do último álbum The Circle], Who Says You Can't Go Home, em dueto com a vocalista da dupla country Sugarland e Livin' On A Prayer, que venceu uma enquete feita durante a cerimônia para o público decidir entre 3 sucessos do Bon Jovi. 

Links das apresentações

Um comentário:

Fay disse...

Tah... Soh pq a Beyonce ganhou trinta mil premios, nao significava que tinha de começar o post com ela
E ela tem de pagar direitos autorias (assim como vc (e vc sabe doq eu tow falando ú.u)

E ainda bem que Gaga ganhou dela em alguma coisa, digo logo, num sou baú ú.u (e vc nao diga que o premio dela nao foi merecido! Ò.Ó *voadora* )

Mas eeenfim...

No geral a premiação foi moh feliz.
Acompanhei um pedaço, e o resto fui catando pelo vctube mermo... dah pra assistir com mais calma =]

Bem que no "People's Choise Awards" a Gaga podia ganhar mais algum premio XD
rsrsrsrsrs

PS: Bon Jovi TINHA de ter cantado It's My Life /o/


=*