7 de fev. de 2010

As lágrimas e os amores da música Country

> Música Country? Sim! E para quem fez cara feia, pode deixar de pré-conceitos e ouvir as músicas citadas no post, afinal, para quem não sabe, Taylor Swift, a artista nº1 dos Estados Unidos no momento, é sim uma artista country em estilo, postura, músicas e voz. Porém, o que Swift fez foi trazer a música country de volta às rádios Pop em larga escala e ainda abrangeu uma faixa etária bem mais jovem que a usual. De qualquer forma, eu não tô aqui para falar de Taylor porque seria muito óbvio.


> A banda do momento é Lady Antebellum, trio country que se lançou em 2008 com o álbum de estréia homônimo e lançou na última semana o seu 2º álbum Need You Now. O segundo cd da banda foi direto para 1º lugar na Billboard e vendeu 481,000 cópias na semana de lançamento em pleno mês de Janeiro, marcado como pior mês em vendas de cd's. Para vocês terem uma idéia, Beyoncé vendeu com o I Am...Sasha Fierce lançado em Novembro [melhor época do ano para lançar cds] apenas mil cópias a mais. Além disso, o single Need You Now, que liderou a parada country por 5 semanas, foi direto para o 1º lugar do iTunes depois da ótima performance da música no Grammy [onde ganharam o prêmio de Melhor Música Country por Grupo pela faixa Run To You, maior sucesso do  álbum de estréia], chegando por mais uma semana ao top10 do Hot100 [algo raro para um artista country]. O som da banda mescla o Country ao Pop de maneira comercial e com qualidade. Como era de se imaginar, a temática das músicas é, na grande maioria, amorosa e o ponto forte da banda é, na minha opinião, o contraste harmonioso das vozes masculina e feminina, se destacando num mercado dominado por artistas solo ou bandas masculinas. 

Clipe de Need You Now


> Assim como o Lady Antebellum, Carrie Underwood [vencedora do American Idol 4] tem contribuído bastante para renovar o cenário da música country americana, trazendo uma sonoridade atual, jovem e ainda notadamente country. O primeiro single do seu 3º cd Play On chegou a 11º lugar no Hot100, mostrando que ela veio para ficar e não se trata de nenhuma modinha. Com Temporary Home, Underwood mostra cada vez mais estar trilhando os caminhos de Faith Hill e Shania Twain, maiores cantoras da música country das últimas décadas. Eu confesso que me emocionei vendo o clipe e, apesar de já ter gostado da música de cara, a passagem quase literal da letra para o videoclipe deu um significado muito maior à música que fala da finitude da vida, celebrando a vida e confortando quem acredita na morte como o fim de tudo.


Clipe de Temporary Home



> Pegando carona na temática de Temporary Home, o Rascal Flatts lançou no ano passado seu sexto álbum Unsttopable tendo como primeiro single a triste Here Comes Goodbye. A faixa que garantiu ao trio mais uma indicação ao Grammy de Melhor Música Country Por Grupo nesse ano [perdeu para o Lady A.] teve um clipe, como já era de se esperar, tendo a morte como temática. Assim como Temporary Home, a cinematografia do video vai além e contextualiza brilhantemente a dor, saudade e relações familiares que são muito bem descritas na letra. Pela primeira vez, o grupo que mescla o country a elementos do Rock, decidiu trabalhar uma música tão densa como primeiro single. Mesmo que a febre Rascal Flatts de 2005 a 2007 tenha passado, a banda ainda é muito relevante para o grande público e se consolidou como um dos grandes nomes do estilo musical. 


Clipe de Here Comes Goodbye

Nenhum comentário: