18 de fev. de 2010

The Brits



> "The Brits" é como os Europeus, sobretudo os ingleses, se referem à sua própria versão do Grammy. O Brit Awards é uma premiação feita pela Indústria Fonográfica Britânica desde 1977, ocorrendo anualmente no mês de Fevereiro em Londres. O nome "Brits" que originalmente fazia referência a "british" (britânico), hoje em dia representa a sigla da British Record Industry Trust que apóia os jovens estudantes de música da Brit School em Londres. Esse ano a premiação tem um gostinho especial, pois, eles comemoraram 30 anos de formato Brit Awards [apesar de já em 77 a academia ter iniciado a premiar os melhores artistas britânicos do ano] , tendo por esse motivo, criado as categorias de Melhor álbum e Melhor performance BRITS dos 30 anos, repremiando um cd e um single que já brilharam em noites de anos antecedentes. A lista de prêmios envolve categorias britânicas e internacionais e, diferentemente do Grammy, todos os prêmios são televisionados, afinal, somou-se um total de 14 estatuetas a serem entregues no BRITS de 2010, enquanto que no Grammy o número supera a marca de 100. 


> Quanto aos artistas, Lady Gaga foi o grande nome da noite, ganhando 3 das 3 indicações que recebeu por Artista Revelação, Álbum Internacional do Ano e Artista Feminina Internacional do Ano. Visivelmente emocionada, Gaga agradeceu, mais uma vez, aos seus 'monstros' por todo o apoio e amor que lhe fazem seguir em frente na carreira. Contudo, apesar da noite de rainha que teve nesta terça-feira, a apresentação de Gaga deu o que falar antes mesmo de iniciar as primeiras notas de Telephone no piano. Antes da premiação, saíram notas de que a equipe de produção do Brits estaria chateada com o fato da nova-iorquina ter decidido mudar o seu número cujo custo girava em torno de £100,000. Por consequência, a apresentação de Gaga que havia sido marcada para ser a de maior destaque e produção da noite, foi alterada e o foco da noite ficou com Cheryl Cole, ex-vocalista da girl-band britânica Girls Aloud. Ainda com escassez de recursos, Gaga foi aplaudida exaustivamente após cantar Telephone em versão acústica no piano e versos alterados especialmente para homenagear Alexander Mcqueen [estilista ícone da moda encontrado morto no último dia 11], mesclada com Dance In The Dark, faixa do seu último lançamento The Fame Monster.




> Outra estrela que brilhou na noite foi Lily Allen. A cantora entrou no palco montada em um foguete, com a bandeira da Inglaterra ao fundo no telão, e muuita vontade de ser diva. Pelo jeito funciona por lá né, além de ter cantado seu mini-hit The Fear, saiu com o prêmio de Melhor Cantora Britânica nas mãos. 


> Cheryl Cole, cantora pop ex-Girls Aloud e jurada do maior programa de TV do Reino Unido, X-Factor, mandou tão bem nas coreografias, aparência e figurino quanto tem mandado nas paradas de singles e álbuns mais vendidos. No entanto, mesmo sabendo que o orçamento da sua apresentação foi salgado, definitivamente, fazer a Britney na maior premiação da música britânica cantando playback certamente não pegou bem. O que posso concluir depois de ver as maiores "cantoras" da noite Lily Allen e Cheryl Cole fazerem suas apresentações é algo redundante: o Reino Unido tem mais chance com bandas ou artistas masculinos do que com cantoras solo. 




> Quem também deu as caras na maior noite da música britânica foram 2 americanos com muito gingado. Jay-Z, que ganhou o prêmio de Melhor Cantor Internacional cantou seu grande sucesso [agora na Europa também] Empire State Of Mind ao lado de Alicia Keys, cujo álbum The Element Of Freedom encontra-se há duas semanas no 1º lugar de álbuns mais vendidos no U.K.

Melhor Cantora Britânica: Lily Allen
Melhor Cantor Britânico: Dizzee Rascal
Revelação Britânica: JLS
Melhor Grupo Britânico: Kasabian
Melhor Single Britânico: Beat Again - JLS
Melhor Álbum Britânico: Lungs - Florence & The Machine
---------------------------------------------------------------
Álbum BRITS dos 30 anos: Morning Glory - Oasis
Performance BRITS dos 30 anos: Wannabe/Who Do You Think You Are - Spice Girls (BRITS 1997)
---------------------------------------------------------------
Melhor Cantora Internacional: Lady Gaga
Melhor Cantor Internacional: Jay-Z
Revelação Internacional: Lady Gaga
Melhor Álbum Internacional: Lady Gaga

Nenhum comentário: