8 de jun. de 2010

O bizarro virou pop ou o pop virou bizarro?


> Para todas as pessoas ligadas ao mundo Pop, o dia 7 de Junho estava marcado como a estreia do novo clipe de Lady Gaga, Alejandro. A promessa era grande: mais de 7 minutos de extravaganças do mundo Gaga e uma homenagem ao amor gay como foi anunciado desde as previews monocromáticas do clipe que saíram há mais de uma semana. Pois é, a verdade é que o clipe estreou somente hoje e, para minha decepção, Alejandro não repete, nem de longe, a estética visual e conceito louquinhos, porém legais, de Paparazzi e Telephone, isso sem falar de Bad Romance e as suas 180 milhões de visualizações no YouTube. 

> A estratégia foi agressiva e fugiu bastante das estéticas multicoloridas dos seus clipes anteriores. Um batalhão de covers de Zacarias (é galera, de Os Trapalhões, creiam!) marcharam em boa parte do clipe e se quebraram todos com direito a ombrada quase deitando no chão, enquanto o contexto da música foi parar onde? Bom, uma coisa é certa. O que mais chamou atenção não foram os zacarias sem camisa ou o fato de que Gaga nunca esteve tão esquisita e magra em um videoclipe mas sim o teor religioso e contestador do vídeo. E o que nos vem à mente quando pensamos em religião+pop+videoclipe? Like A Prayer, diretamente de 1990, há 10 anos atrás trazia Madonna em um dos seus mais polêmicos clipes trazendo à tona um debate sobre o racismo e uma nova forma de enxergar os padrões pré-estabelecidos do cristianismo. 


> Ok a proposta de Gaga não foi essa mas acredito que o take em que ela engole um terço deva ter enfurecido vários representantes da igreja, isso sem falar no modelito de freira com um crucifixo em formato de pênis estampado na roupa beem naquela região mesmo. Assim como em Telephone, as imagens no começo do vídeo prometem e revelam o trabalho do diretor mostrando seu melhor argumento. Porém, não se enganem, a melhor parte fica e morre no começo. Quanto ao sucesso? Ah, estamos falando do maior nome do mundo Pop atualmente e que ultimamente tem sido a própria materialização do Rei Midas da mitologia grega: tudo que toca, vira ouro (ou platina). Go GAGA!

3 comentários:

Michael Matos disse...

É.. tava todo mundo esperando o clipe mais "latino" e sexy de Gaga e aparece esse exército de zacarias kkkkk
Acho q preciso ver mais umas 3 vezes (haja paciência) pra entender direito esse clipe xD

juuu disse...

Se nem tu gostou, imagina eu...rsrs Toooooosco e chato! já ñ gostava dessa música, agora menos ainda! hehe

Jessica Schmitz disse...

Realmente. uhhhh... muito esquisito. não vou dizer que achei RUIM... mas tbm longe de ser BOMMM... XD enfim. eu prefiro clipes mais felizes ou mais coloridos como Eh, Eh (Nothing Else I Can Say) ou Bad Romance (que não eh feliz mas é, hum, perfect!)