16 de set. de 2010

No poleiro da semana quem pia sou eu!

Conexão entre música e marca



> O título não é meu, mas sim da matéria escrita por Henrique Badke, gerente de marketing da iMusica. A empresa foi nada menos que a primeira a realizar distribuição comercial de música digital no Brasil e hoje é lider em planejamento e desenvolvimento de estratégias e produtos de conteúdo musical. A matéria de Henrique faz parte da coluna Ponto de Vista da Billboard Brasil e me chamou atenção por unir meus dois universos favoritos: música e publicidade.

> Não é mais novidade que a tecnologia digital gerou uma modificação brusca na forma como as pessoas consomem produtos e serviços. Foi daí que surgiram os novos hábitos, novas mídias, novas formas de se comunicar e principalmente, novos campos de trabalho. Isso descentralizou a hegemonia desses dois mundos: de um lado as poderosas gravadoras e do outro as grande agências. Tá, mas e agora? Agora amigo, se você quer de fato achar um lugar ao sol comece pensando diferente. O fluxo de consumo musical não se inicia mais nas gravadoras e rádios e termina na compra de um cd; muito menos a TV, o rádio e as mídias impressas são representativos da infinidade de canais de comunicação existentes hoje que permitem a fidelização entre marca e consumidores. Hoje é tudo muito mais intenso, íntimo e principalmente INTERATIVO.


> O espaço que separava artista e fã hoje foi severamente reduzido depois de um tal de passarinho azul dar seus primeiros vôos, provocando no novo consumidor um comportamento que demanda muito mais dinamismo e fluxo constante de informações por parte de quem produz para mantê-lo interessado, entretido. É aí que os dois mundos dão as mãos e tentam, juntos, bolar estratégias, novos rumos para sobrevivência no mercado e acima de tudo: SOLUÇÕES. Soluções para as vendas de cds e financiamento de shows e divulgação dos trabalhos dos artistas para as gravadoras; e a potencialização do marketing de relacionamento e soluções para problemas de comunicação para as empresas, que se utilizam da música para se reposicionar, fidelizar e somar não apenas um simples valor material ao produto ou serviço, mas sim uma experiência musical que remeta à experiência com a marca.


> A Natura começou fazendo isso de uns anos pra cá patrocinando shows de Marisa Monte, Gilberto Gil e Arnaldo Antunes e culminou suas atividades no ramo através do site Natura Musical com conteúdo digital de música para download e streaming. Já a AVON garantiu de cara 150,000 cópias do cd da Ivete Sangalo em 2006 através da parceria com a Universal. E quem lembra do Estúdio Coca-Cola? Um case ousado, inovador e que deu certo tanto pras bandas quanto (muito mais) pra Coca-Cola. Quanto ao universo dos videoclipes, é impossível não citar a enxurrada recorrente de marcas e produtos no universo Pop. A gama de produtos que iniciou a investida era limitada a produtos tecnológicos ou eletrônicos quando essa mania começou. Hoje? Tem até propaganda embutida de cigarro, sanduíche e até companhia aérea nos compactos que mais  parecem curtas-metragens.


> Ao longo da matéria são citadas parcerias de sucesso entre a iMusica e a Samsung, Nestlé, MTV, Lacta, Sony Music e MusicticketPlus. É, sem dúvida a conclusão que chegamos ao fim da matéria é que existem sim inúmeras possibilidades a serem trabalhadas nesse país que possui indiscutivelmente, conteúdo músical respeitável em volume e qualidade. O importante agora não é tentar acertar qual a próxima modinha que vai pegar, mas conseguir entender ainda mais o comportamento de consumo das pessoas pra que não fiquemos refém de um mercado fonográfico engessado que definha a cada dia. O desafio foi lançado, não digam que o público não avisou.


O Post é especialmente em oferecimento à II Semana de Publicidade da UFPE.


A Semana convoca os blogueiros Eric Jones (http://quebrandocio.blogspot.com/) e Flávia Carvalho (http://cineetcetera.blogspot.com/).

Não esqueçam de acompanhar o @semanaufpe e o @chart_fan no twitter!

2 comentários:

Flávia disse...

Jaaaam

arrasando como sempre. Aliás, Jam arrasa semprer é seu slogan heuheuue

Achei muito legal teu post e bem atua. Nada como se inteirar nesse novo mundo virtual que tá prejudicando alguns e dando oportunidades a outros. Tem até artistaa que, em pleno século XXI ainda consegue inovar em videoclipes, como Lady Gaga.

Já postei no meu blog. Dá uma passadinha por lá!

=***

Anônimo disse...

Jammy brilhando no texto, como sempre!

E é isso mesmo, querido. A gente não quer mais saber só de CDs e de ficar no backstage do processo de criação deles. Queremos estar na sala de criação, através de vídeos. Queremos acompanhar os processos criativos. Queremos promoções, vantagens. Queremos mostrar que não somos os compradores dos anos 50, que acompanhavam só o produto final: fazemos parte de uma nova geração.

Beijos, honey :*