25 de jan. de 2010

Hope For Haiti Now


> Sem a menor sombra de dúvidas, o dia 12 de Janeiro ficará marcado na memória e na vida dos mais de 8 milhões de Haitianos que viram, diante de seus olhos, seu país sucumbir, junto com seus familiares e compátridas. O número total de mortos decorrentes do terremoto já ultrapassa a marca dos 150 mil. O terremoto de 7 graus na escala Richter levou consigo, além da vida de milhares de haitianos, algumas indústrias, meios de produção, residências, comércio, a economia, por si só decadente, e a esperança do, agora oficialmente, país mais pobre das Américas. 

> Ok, nada que vocês não tenham visto na televisão nas últimas semanas certo? Pois é, o mundo todo respondeu a essa súplica por ajuda com bastante solidariedade e comprometimento de vários países em doar dinheiro, suprimentos, palavras de conforto ou simplesmente pensamentos positivos. Em especial, George Clooney tomou a frente desse grande projeto de ajuda ao país doando de cara 1 milhão de dólares às vítimas e contribuiu muito mais ao organizar um evento de gala com diversos cantores, atores e artistas em geral,  para apresentações especiais e contextualizadas com a atmosfera filantrópica que norteou o evento.

> O evento contou com um grande time de estrelas da música e do cinema para angariar fundos para causa. Com nomes como Madonna, Bono, Beyoncé, Coldplay, Christina Aguilera, Justin Timberlake, Taylor Swift, Shakira, Rihanna, Alicia Keys, entre outros, o resultado não poderia ter sido outro: mais de 57 milhões de dólares foram arrecadados em doações durante a transmissão do evento. Além da arrecadação com a transmissão e doações dos telespectadores, as apresentações já estão disponíveis para download e o cd Hope For Haiti Now, contendo todas as apresentações ao vivo, também está disponível para compra no iTunes e outras lojas de plataforma digital.

> Jay-Z, Bono e Rihanna juntaram suas vozes para gravar e apresentar ao vivo Stranded (Haiti Mon Amour), canção feita especialmente para a ocasião e que reúne a mensagem de esperança e colaboração mundial para reerguer o Haiti. Jay-Z monopolizou as estrofes da faixa enquanto Rihanna e Bono ficaram responsáveis pelo refrão e ponte da canção que na minha opinião, poderia ter sido bem melhor. 





> Justin Timberlake mostrou sua faceta de músico e cantou, ao piano, uma versão de Hallelujah, original de Leonard Cohen, acompanhado de Matt Morris no violão. A faixa está no momento em 2º lugar no iTunes tendo sido, portanto, o maior destaque da noite. Eu ainda prefiro a versão de Alexandra Burke, mas a melancolia da faixa original foi reproduzida fielmente [e brilhantemente] na versão de Justin e Matt.








> Uma Madonna afinada, emocionada e esticada abraçou a causa e soltou a voz em uma versão de Like A Prayer acompanhada por um coro que nos fez perdoar seus inúmeras deslizes vocais em apresentações anteriores e fazendo jus ao seu prestigiado posto de rainha da música pop.




> E Christina Aguilera voltou! Numa apresentação impecável de Lift Me Up faixa do seu novo álbum Bionic, Aguilera foi um dos grandes destaques da noite, incorporando em sua apresentação a proposta do evento e compondo o grupo de estrelas que uniram forças para fazer daquela noite uma fonte de solidariedade. 




> Com ninguém menos que Chris Martin no piano, a mulher que faturou 83 milhões de dólares em 2009 resolveu contribuir para a causa, fazendo uma versão em piano e voz de Halo. Eu ainda prefiro a versão do DVD de Las Vegas e, se fosse Chris Martin, teria sido mais fiel à melodia original da música. Ainda assim, Beyoncé sempre manda bem e numa noite como essa, não poderia ter sido diferente [com exceção da franja bizarra].




Outras apresentações
(Links abaixo)


Coldplay - A Message

Um comentário:

Fay disse...

Quando fiquei sabendo do ocorrido, estava em sampa... E ouvi de alto pela tv, e confesso que não prestei atenção alguma(mania de bloquear as coisas).
Mas dpois que vi... Foi um algo, sei lah... Creio que triste, desolador, seriam duas palavras para descrever o momento em que me inteirei do assunto, e da minha ignorancia...


E estava totalmente desinformado sobre esse show, que me lembro que só fiquei sabendo pq vc me disse, qd fui brincar dizendo pra tu parar de assistir BBB... XD

Soh comecei a assistir a partir da Christina, e foi algo assim... Tocante, ver aquela comoção.
Incrível o que as pessoas não podem fazer, quando resolvem se unir... =]